sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PAULO CÉSAR VENCE TAÇA BRASÍLIA PELA QUINTA VEZ




A 24ª edição da Taça Brasília de Futebol de Mesa, o campeonato individual da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, teve sua definição na noite de 12 de novembro, na AABB.
Conforme previsto no regulamento do torneio, a decisão se daria em dois jogos, ambos arbitrados pelo terceiro colocado (José Ricardo Almeida), entre o campeão do 1º turno, o Amigos, de Paulo César Faria, e o vencedor do 2º turno, a Juventus, de Eduardo Almeida.
Por somar o maior número de pontos em todo o campeonato, Paulo César jogava por dois empates, ou dois resultados, vitória e derrota, com a mesma diferença de gols.
Às 20 horas e dez minutos teve início o primeiro jogo.
Os técnicos começaram o jogo com bastante cautela, com as defesas sobressaindo sobre os ataques.
Depois que conseguiu marcar seu primeiro gol, Paulo César dominou amplamente o jogo, chegando aos 2 x 0 e perdendo boas oportunidades para ampliar o marcador, o que praticamente decidiria o torneio a seu favor. Eduardo parecia que havia sentido o golpe dos dois primeiros gols e não conseguia acertar seus passes. Quando acertava, a bola caprichosamente ia para o lado que facilitava a tirada pela defesa de Paulo César.
Por outro lado, Paulo César estava muito bem na armação de suas jogadas. Jogando com o resultado a seu favor, colocava sempre Eduardo em situação de perigo de gol. Mas o resultado não foi alterado e terminou mesmo 2 x 0 a favor de Paulo César.
Com isso, só perderia o campeonato se sofresse uma derrota com pelo menos três gols de diferença no segundo jogo.
As maiores emoções estavam guardadas para o jogo seguinte.
Como todo bom botafoguense, supersticioso, Eduardo solicitou que fosse trocada a bolinha.
No segundo jogo, logo no começo da partida, Eduardo errou uma chegada na sua defesa. Ainda assim, a bola ficou perto de um jogador seu. Paulo César pediu a gol. Incrível, fez falta. Na cobrança da falta, Eduardo marcou seu primeiro gol.
A sorte parecia que tinha mudado de lado. Poucos minutos depois, ao tentar tirar uma bola na sua defesa, Eduardo cometeu falta frontal, na sua intermediária. Paulo César cobrou e acertou o meio do goleiro de Eduardo. No rebote, a bola voltou próxima a um jogador do Eduardo. Este armou a jogada e fez o segundo gol. Tudo isso com menos de dez minutos de jogo.
As coisas continuavam dando certo para Eduardo. O terceiro gol saiu minutos depois, num chute que parecia não oferecer perigo ao gol de Paulo César, pois a bola estava muito próxima do jogador de Eduardo, no meio-de-campo. Como não tinha mais nada para fazer, Eduardo pediu a gol. Paulo César adiantou o goleiro, pois não havia condições dele ser encoberto. A bola caprichosamente entrou rasteirinha no canto do goleiro. Logo depois, terminou o primeiro tempo com o placar de 3 x 0 favorável ao Eduardo.
Parecia que Eduardo venceria com uma certa tranqüilidade. Mas, o futebol de mesa também tem seus mistérios e surpresas.
Antes de completarmos os cinco primeiros minutos do segundo tempo, numa bola fácil de ser tirada, Paulo César cometeu falta. Se Eduardo convertesse, colocava uma das mãos na taça. Cobrada a falta, a bola acertou a trave e saiu pela linha de fundo.
Na cobrança do tiro de meta, Paulo César chegou muito bem numa jogada pela ponta direita. Mesmo assim, Eduardo conseguiu tocar a bola. Tentou jogá-la para um lugar da mesa onde Paulo César não conseguisse armar o contra-ataque. Desta vez não foi feliz. Aproveitando-se do posicionamento de dois jogadores em impedimento, Paulo César conseguiu armar uma jogada dentro da área de Eduardo. Resultado: primeiro gol de Paulo César. Este gol já lhe dava o título.
Mas o jogo ficou mais nervoso e os erros aumentaram. Num deles, Paulo César poderia armar uma boa jogada pela direita. Ao dar o primeiro toque ainda na sua defesa, a bola ultrapassou a linha de meio-de-campo. Poderia tentar o passe no segundo lance, no ponta-direita mas, usando de toda a sua experiência, preferiu colocar seu jogador próximo a bola, protegendo-a. Eduardo tentou tirar a bola, esta bateu no jogador de Paulo César. Ele deu um pequeno corte na bola, acertou o passe no meio-de-campo, com a bola sobrando para o chute de um jogador colocado na sua defesa. O chute, um pombo sem asa, um canudo, cobriu o goleiro, estufando as redes.
Eduardo ainda teve a chance de marcar o quarto gol, que poderia colocar fogo no jogo. Num chute cruzado, acertou o travessão e a bola saiu pela lateral.
Daí em diante, praticamente não teve mais jogo. Eduardo tentando acertar os passes na correria, errando mais do que acertando. Paulo César segurando a bola, com bastante técnica, sem arriscar.
Toca o relógio. Paulo César pôde comemorar seu quinto título de Taça Brasília. Os outros foram nos anos de 1995, 2002, 2004 e 2005.
Parabéns, The Doctor.
As demais colocações foram ocupadas por: 3º José Ricardo Almeida (Estrela Solitária), 4º Jan Buarque (Corinthians), 5º Adolpho Parente (Cavalo de Tróia), 6º Marcelo Silva (Titânico), 7º Antônio Carlos Almeida (Verdão), 8º Rodrigo Caruso (Meninos da Vila), 9º Luciano Sampaio (Sampa), 10º Sérgio Motta (Mengole) e em 11º lugar, Luiz Cláudio Caruso (Triturador) e Marcelo Motta (Raça), ambos eliminados do campeonato porque ultrapassaram o limite de WOs.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Penta Amigão!
    Abraços,
    Armando Pordeus

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, PC!!! E a vc tb, Edu!!! Mais jogos que entram para a história!!

    ResponderExcluir