quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ENCERRADO O 1º TURNO DA TAÇA BRASÍLIA-Série Ouro: AMIGOS CAMPEÃO

O primeiro turno da Taça Brasília-Série Ouro foi realizado no período de 15 a 29 de setembro e reuniu os doze técnicos melhores colocados no ranking anual da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa (a ausência mais sentida foi a de Tarcízio Dinoá Junior que, por motivos profissionais, terá que se ausentar de Brasília e não pôde participar; Marcelo Silva – Titânico o substituiu).
De forma invicta, com oito vitórias e três empates (82% de aproveitamento) nos onze jogos que disputou, Paulo César Faria (Amigos) conquistou o primeiro turno e garantiu vaga na decisão da Taça. Conforme estabelece o regulamento da Taça Brasília, caso um técnico vença os dois turnos será declarado automaticamente campeão. Se acontecer de dois técnicos vencerem os turnos, estes decidirão a Taça em dois jogos. Outra hipótese é a de um terceiro técnico somar mais pontos que os dois campeões de turnos: acontecerá um triangular final para apontar o campeão de 2009.
Apesar da grande vantagem que Paulo César tinha na última rodada (cinco pontos) do primeiro turno, dois técnicos ainda sonhavam com o título: José Ricardo Almeida (Estrela Solitária) e Luiz Cláudio Caruso (Triturador). O primeiro jogaria duas partidas, uma com Jan Buarque (Corinthians) e a outra justamente com Paulo César. Este, faria um jogo antes com Marcelo Motta (Raça). Luiz Cláudio enfrentaria Antônio Carlos Almeida (Verdão) e Rodrigo Caruso (Meninos da Vila).
Tanto José Ricardo quanto Luiz Cláudio torciam para que Paulo César tropeçasse em seu primeiro jogo, contra Marcelo Motta. Caso isso acontecesse e vencessem seus jogos teriam chances de ainda conquistar o turno na última rodada.
Dos três que ainda disputavam o título, na primeira rodada somente Luiz Cláudio atuou. Os outros dois trabalharam como árbitros. O empate de 1 x 1 com Antônio Carlos tirou todas as possibilidades de Luiz Cláudio chegar ao título. Os demais resultados dessa rodada foram: Juventus (Eduardo Almeida) 1 x 1 Titânico, Cavalo de Tróia (Adolpho Parente) 3 x 1 Sampa (Luciano Sampaio) e Mengole (Sérgio Motta) 2 x 1 Meninos da Vila.
Com isso, somente José Ricardo Almeida ainda tinha chances de estragar a festa de Paulo César. Na segunda rodada do dia, teria que vencer Jan e torcer para que Paulo César perdesse para Marcelo Motta.
Mas, isso não aconteceu. Paulo César venceu Marcelo (3 x 1) e conquistou antecipadamente o turno. José Ricardo até venceu Jan (4 x 0), mas não adiantou. Os outros jogos foram: Verdão 3 x 1 Mengole e Triturador 3 x 2 Meninos da Vila.
Na última rodada do dia, Amigos e Estrela Solitária empataram em 1 x 1, e aconteceram as seguintes vitórias: Raça 2 x 1 Corinthians, Titânico 2 x 0 Cavalo de Tróia e Sampa 2 x 1 Juventus.
A classificação final foi a seguinte:

CAMPEÃO: Amigos, 27 pontos ganhos;
VICE-CAMPEÃO: Estrela Solitária, 22;
3º Triturador, 21;
4º Verdão, 17;
5º Cavalo de Tróia, 15;
6º Juventus, 15;
7º Raça, 15;
8º Titânico, 14;
9º Sampa, 13;
10º Corinthians, 9;
11º Mengole, 7;
12º Meninos da Vila, 3.
O melhor ataque do primeiro turno da Taça Brasília foi o do Triturador, com 24 gols, seguido por Amigos (22) e Estrela Solitária (19).
Já a melhor defesa foi a do Estrela Solitária, com 8 gols sofridos. A seguir vieram as do Amigos e Juventus, ambos com 10 gols contra.
Foram realizados 66 jogos e assinalados 185 gols, perfazendo a média de 2,8 gols por jogo.
O botão-artilheiro do 1º turno foi o nº 11 do Estrela Solitária, com 8 gols. Na segunda colocação ficou o nº 7 do Cavalo de Tróia, com 6. Com 5 gols apareceram os botões nºs 7, do Verdão, 10 do Raça e 8 do Triturador.
O segundo turno terá início no dia 6 de outubro, com os seguintes jogos:
1ª rodada - CORINTHIANS x VERDÃO, MENINOS DA VILA x TITÂNICO, JUVENTUS x RAÇA e AMIGOS x SAMPA
2ª - MENGOLE x TRITURADOR, CAVALO DE TRÓIA x ESTRELA SOLITÁRIA, TITÂNICO x CORINTHIANS e VERDÃO x MENINOS DA VILA3ª - RAÇA x AMIGOS, SAMPA x JUVENTUS, TRITURADOR x CAVALO DE TRÓIA e ESTRELA SOLITÁRIA x MENGOLE.

Um comentário:

  1. Parabenizo o Paulo César (Amigos) e o José Ricardo (Estrela Solitária) pelas conquistas.
    Abraços,
    Armando Pordeus

    ResponderExcluir