segunda-feira, 25 de abril de 2011

AABB-Brasília É VICE-CAMPEÃ BRASILEIRA INTERCLUBES

O Tupi, de Juiz de Fora (MG), chegou ao seu sexto título de campeão brasileiro interclubes, ao derrotar, numa final disputadíssima, a equipe da AABB-A, de Brasília (DF), por 2 x 1.
O gol da vitória do alvi-negro juizforano surgiu poucos segundos antes do toque do relógio determinando o final de um dos quatro jogos individuais.
Até aquele momento, os resultados individuais eram: Thiago Stephan 0 x 0 Antônio Carlos Almeida, Leonardo Stumpf 1 x 0 Eduardo Almeida, Alcides Figueira Filho 3 x 1 Marcus Monteiro e Janilson Pereira 1 x 1 Adolpho Parente. Neste último, ao recuperar uma bola em sua defesa, Janilson conseguiu armar uma jogada em seu ataque. Ao efetuar o passe, a bola ficou por cima de um de seus jogadores. Como a sorte estava de seu lado, ele pôde recuar este jogador e a bola ficou entre outros seus. Logo depois, efetuou um passe e marcou o gol da vitória, que também seria do seu clube, o Tupi. Nos demais resultados, não houve alteração no placar.
Parabéns aos dois clubes e aos oito técnicos finalistas por proporcionarem quatro grandes jogos!
Parabéns ao Tupi que chega ao hexacampeonato brasileiro (já venceu nos anos de 1988, 1994, 1995, 1998 e 2008).
Parabéns à AABB que chega à sua primeira final de Brasileiro Interclubes, com a melhor campanha em todo o campeonato e que venceu por duas vezes o campeão Tupi nas fases anteriores. Como disse um dos presentes, faltou uma vírgula para o título! Além disso, sua segunda equipe (a B) foi a terceira colocada e o técnico Luiz Cláudio Caruso dono da melhor performance individual na competição.

RESENHA

O 31º Campeonato Brasileiro Interclubes de Futebol de Mesa, realização da Confederação Brasileira da modalidade 3 toques, foi disputado no período de 21 a 23 de abril de 2011, no CESPORTE-Centro de Apoio ao Esporte, em Juiz de Fora (MG).

AS EQUIPES:

Dez equipes participaram assim representadas:

DE BRASÍLIA (DF)

AABB-A: Adolpho Parente, Alcides Figueira Filho, Antônio Carlos Almeida, Eduardo Almeida e José Ricardo Almeida;
AABB-B: Luiz Cláudio Caruso, Paulo Caruso, Paulo César Faria, Roberto Pessoa e Rodrigo Caruso;

DE BELO HORIZONTE (MG):

GRÊMIO MINEIRO-A: Benjamin Abaliac, Gustavo Lopes, Lorival Ribeiro, Paulo Sérgio Martins e Vander Felipe;
GRÊMIO MINEIRO-B: Adelmo Balthazar, Breno Ribeiro, Carlos Salim e Leonardo Duguet;
GRÊMIO MINEIRO-C: Breno Castilho, Fernando Vianna, Pedro Henrique e Rodrigo Primola “Tuba”;

DE JUIZ DE FORA (MG):

TUPI-A: Henrique Madeira, Janilson Pereira, Leonardo Stumpf, Marcus Monteiro e Thiago Stephan;
TUPI-B: Brunno Gill, João Francisco Stephan, Leandro Benício, Luiz Henrique e Paulo Ricardo;
TUPI-C: Carlos Henrique, João Eduardo Pereira, Júlio César Pereira, Paulo Marcos e Romualdo Picinini;

DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP):

AMÉRICA: Emerson Claudino, Gilney Medeiros, Luiz Humberto Magrini “Beto”, José Luís Mendonça e Marcelo Matos “Aranha”.

DE TERESÓPOLIS (RJ):

CONFEDERADOS: Altanir Junior “Juninho”, Diego Américo, Marcos André, Ricardo Machado e Wellington Torres.

A FORMA DE DISPUTA

A forma de disputa utilizada no 31º Campeonato Brasileiro Interclubes previa a seguinte composição: 1º turno, 2º turno e Fase Final (se necessário).
No primeiro turno, as dez equipes foram divididas em dois grupos (A e B), jogando entre si dentro do próprio grupo, classificando-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada um.
O Grupo A foi integrado por AABB-A, América (cabeça-de-chave nº 1), Grêmio Mineiro-B e C e Tupi-B. Já o Grupo C tinha: AABB-B, Confederados, Grêmio Mineiro-A, Tupi-A (cabeça-de-chave nº 2) e Tupi-C.
No Grupo A, AABB-A e Tupi-B destacaram-se, ficando com as duas primeiras colocações, sem derrotas, com aproveitamento igual (83,3%). No critério de desempate “saldo de gols”, o clube de Brasília ficou com a primeira colocação. O América foi o terceiro colocado, o Grêmio Mineiro-B o quarto e o Grêmio Mineiro-C o quinto.
No Grupo B também aconteceu empate na primeira colocação, ambos os clubes com 9 pontos ganhos. Também o critério “saldo de gols” definiu o Tupi-A em primeiro e a AABB-B em segundo. O Confederados ficou em terceiro lugar, o Tupi-C em quarto e o Grêmio Mineiro-A em quinto.
Conforme previsto no regulamento, logo depois do encerramento do 1º turno, aconteceram as semifinais: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B e 1º do Grupo B x 2º do Grupo A, com os dois primeiros colocados jogando com a vantagem do empate.
No jogo entre as AABB, a equipe B venceu a A por 3 x 1. No jogo entre os Tupi, o A aplicou 2 x 1 no B.
Na final do 1º turno, o Tupi-A venceu a AABB-B, por 3 x 1, com as seguintes parciais: Leonardo Stumpf 1 x 2 Luiz Cláudio Caruso, Marcus Monteiro 4 x 1 Rodrigo Caruso, Thiago Stephan 3 x 1 Paulo Caruso e Janilson Pereira 3 x 1 Paulo César Faria.
Terminado o primeiro turno, os clubes deram início ao segundo em igualdade de condições, ou seja, sem pontos perdidos. Com um detalhe: os clubes do Grupo A jogariam contra os clubes do Grupo B, somando os pontos dentro de seus respectivos grupos.
Novamente a equipe da AABB-A ficou com a primeira colocação de seu grupo, totalizando 12 pontos ganhos. Desta vez, o América ficou em segundo, o Tupi-B em terceiro, o Grêmio Mineiro-B em quarto e o Grêmio Mineiro-C em quinto.
No Grupo B, as duas primeiras posições foram invertidas em relação ao primeiro turno, ainda assim, com o mesmo número de pontos ganhos (10). No saldo de gols (6 x 4), a AABB-B ficou em primeiro e o Tupi-A em segundo. Tupi-C, Confederados e Grêmio Mineiro-A foram, respectivamente, terceiro, quarto e quinto colocados.
Diferentemente do 1º turno, no segundo as duas primeiras colocadas de cada grupo se enfrentariam entre si, ou seja, o 1º do Grupo A jogaria contra o 2º do mesmo grupo e o 1º do Grupo B contra o 2º deste mesmo grupo.
Com a vantagem do empate, a AABB-A jogou com o América. Placar: 1 x 1, com as seguintes parciais: Alcides 2 x 2 José Luís, Antônio Carlos 0 x 1 Emerson, Eduardo 1 x 0 Gilney e Adolpho 1 x 1 Luiz Humberto. Este resultado colocou o clube de Brasília na decisão do 2º turno.
Na outra semifinal, o Tupi-A voltou a vencer a AABB-B, por 2 x 1, com essas parciais: Stumpf 3 x 0 Rodrigo, Marcus 3 x 0 Paulo Caruso, Thiago 1 x 1 Paulo César e Janilson 1 x 3 Luiz Cláudio.
Após estes resultados, qualificaram-se para a final do 2º turno AABB-A e Tupi-A. Caso este clube vencesse o jogo, seria automaticamente declarado campeão. Se a AABB vencesse o Tupi, forçaria a realização de uma nova partida entre eles, que decidiria o campeonato.
Após quatro jogos individuais muito bem disputados, o resultado final apresentou 3 x 1 a favor da AABB-A, com as seguintes parciais: Alcides 3 x 1 Thiago, Eduardo 2 x 1 Janilson, Adolpho 2 x 0 Stumpf e Antônio Carlos 2 x 3 Marcus.
Logo depois, aconteceu a grande final do campeonato, com o desfecho citado no primeiro parágrafo desse artigo.

DESTAQUES INDIVIDUAIS (considerados técnicos que fizeram mais de 50% do total de jogos realizados: 13)

MELHOR CAMPANHA:

1º Luiz Cláudio Caruso (AABB-B), 30 pontos ganhos, 2º Leonardo Stumpf (Tupi-A), 25; 3º Antônio Carlos Almeida (AABB-A), 23; 4º Carlos Henrique (Tupi-C), 23 e 5º Janilson Pereira (Tupi-A), 22.

MELHOR ÍNDICE DE APROVEITAMENTO:

1º Carlos Henrique (Tupi-C), 85,2%; 2º Luiz Cláudio Caruso (AABB-B), 83,3%; 3º Altanir Junior (Confederados), 70,8%; 4º Alcides Figueira Filho (AABB-A), Diego Américo (Confederados) e Leonardo Duguet (Grêmio Mineiro-B), 70,4% e 5º Emerson Claudino (América), 70,0%.

MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS:

1º Luiz Cláudio Caruso (AABB-B), 10; 2º Leonardo Stumpf (Tupi-A), 8; 3º Antônio Carlos Almeida (AABB-A), Janilson Pereira (Tupi-A), Emerson Claudino (América) e Carlos Henrique (Tupi-C), 7.

MAIS JOGOS DISPUTADOS:

1º Leonardo Stumpf e Marcus Monteiro, do Tupi-A, e Adolpho Parente, da AABB-A, 13 jogos; 2º Luiz Cláudio Caruso, Antônio Carlos Almeida e Paulo Caruso, 12; 3º Janilson Pereira e Thiago Stephan (Tupi-A), Rodrigo Caruso e Paulo César Faria (AABB-B), 11; 4º Emerson Claudino e Luiz Humberto Magrini (América) e Eduardo Almeida (AABB-A), 10.

MELHORES SALDO DE GOLS:

1º Leonardo Stumpf (Tupi-A), 19; 2º Antônio Carlos Almeida (AABB-A), 18; 3º Emerson Claudino (América), 15; 4º Carlos Henrique (Tupi-C) e Alcides Figueira Filho (AABB-A), 13 e 5º Luiz Cláudio Caruso (AABB-B), 12.

MELHORES ATAQUES:

1º Leonardo Stumpf, 36 gols; 2º Antônio Carlos Almeida (AABB-A), 32; 3º Janilson Pereira (Tupi-A), 27; 4º Marcus Monteiro (Tupi-A), 26; 5º Luiz Cláudio Caruso (AABB-B), Emerson Claudino (América) e Vander Felipe (Grêmio Mineiro-A), 23 gols.

MELHORES DEFESAS:

1º Carlos Henrique (Tupi-C), 5 gols (média de 0,56 gols por jogo); 2º Altanir Junior (Confederados), 5 (0,63); 3º José Ricardo Almeida (AABB-A), 6 (0,86); 4º Emerson Claudino (América), 8 (0,80), Alcides Figueira Filho (AABB-A), 8 (0,89) e João Eduardo Pereira (Tupi-C), 8 (1,00).

TÉCNICOS INVICTOS: Carlos Henrique (Tupi-C) e João Francisco Stephan (Tupi-B).

AGRADECIMENTOS

Aos 48 “loucos por futebol de mesa” que se afastaram de suas famílias na Semana Santa.
Ao pessoal do Tupi, pela acolhida a todos os botonistas visitantes, com direito a churrasco na casa do Marcus. Comprovamos, mais uma vez, a fundamental importância de deixarmos bem claro que adversário não é inimigo. Como bem disse Thiago Stephan, “rever os amigos é sempre motivo de alegria, ainda mais quando podemos fazê-lo jogando botão”.
Ao Grêmio Mineiro, por voltar a disputar um campeonato brasileiro depois de dois anos ausente. Desta vez, se apresentou com três equipes.
Aos botonistas de Teresópolis/Confederados, por também retornarem às competições de âmbito nacional.
A todos aqueles que, de uma forma ou de outra, colaboraram para o bom andamento da competição, em especial ao mesário Guilherme, filho de Henrique Madeira, e aos dirigentes Adolpho Parente, José Ricardo Almeida, Paulo Sérgio Martins e Rodrigo Caruso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário