sexta-feira, 1 de outubro de 2010

VERDÃO É O VENCEDOR DO 2º TURNO DA TAÇA BRASÍLIA

Encerrou-se na noite desta quinta-feira, 30 de setembro, o 2º turno da Taça Brasília, promoção da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa.
Na última rodada, somente três técnicos tinham chances de conquistar o 2º turno: Verdão (Antônio Carlos Almeida), Amigos (Paulo César Faria) e Estrela Solitária (José Ricardo Almeida). Para acirrar ainda mais as disputas, a tabela previa um “triangular” entre esses técnicos na última rodada do returno.
Destes, o Verdão é o que tinha mais chances, por depender dele mesmo. Jogava, por exemplo, por dois empates. O Amigos tinha que vencer seus dois jogos e torcer para o Estrela Solitária vencer ou empatar com o Verdão. A pior situação era a do Estrela Solitária: tinha que ganhar seus dois jogos e torcer para o Amigos vencer o Verdão.
A tabela definiu para a primeira rodada das três previstas para a noite o “clássico familiar” Verdão x Estrela Solitária. O Verdão fez 1 x 0, o Estrela Solitária empatou. O Verdão voltou a ficar na frente do marcador e, no último lance, o Estrela Solitária definiu o placar em 2 x 2. Com esse resultado, o Estrela Solitária deu adeus ao título.
Veio a segunda rodada e o terceiro time concorrente ao título, Amigos, passou a depender somente dele para ficar com a primeira colocação. Mal o jogo (Verdão x Amigos) começou, o Verdão deu dois chutes e marcou: 2 x 0. Com este resultado, ficaria com o título. Mas, o Amigos foi buscar o empate e perdeu boas chances de virar o placar. Isso não aconteceu e o jogo ficou mais nervoso e indefinido. Para piorar ainda mais a situação, ao tentar tirar uma bola em sua defesa, o técnico do Amigos deu um “passe” em um jogador do Verdão, próximo da sua grande área. O Verdão não desperdiçou a oportunidade e marcou o terceiro, gol que lhe deu a vitória e o título de campeão do 2º turno.
No outro jogo do “triangular”, o Estrela Solitária goleou o Amigos por 4 x 1.
Além dessa disputa pelo título do 2º turno, também tivemos nessa última rodada a definição do técnico com maior número de pontos ganhos (conforme estabelecido no regulamento, decidem o campeonato o vencedor do 1º turno, o ganhador do 2º - se não for o mesmo do 1º - e o técnico que conseguir marcar mais pontos que os vencedores de turnos).
Faltando dois jogos para todos os técnicos, Juventus (Eduardo Almeida) e Palmeiras (Alcides Figueira Filho) tinham o mesmo número de pontos acumulados: 39. Podiam, ainda, ser ultrapassados por Verdão, Estrela Solitária e Amigos.
O Cavalo de Tróia (Adolpho Parente), que jogaria com Palmeiras e Juventus, nesta ordem, poderia ser o fiel da balança. Se, por exemplo, acontecesse empate nos dois jogos, Juventus e Palmeiras se enfrentariam na última rodada. Dependendo dos demais resultados, a disputa pelo maior número de pontos seria direta.
O mais curioso é que podíamos ter quatro técnicos com o mesmo total de pontos. Bastava acontecer essas combinações:
1. Juventus e Palmeiras perdem para o Cavalo de Tróia e empatam o seu jogo, alcançando, ambos, 40 pontos.
2. Verdão empata seus dois jogos: também chega aos 40 pontos.
3. Estrela Solitária empata com o Verdão e vence o Amigos: também chega aos 40 pontos.
Aí, teríamos que apelar para os critérios de desempate.
Assim, na primeira rodada, Cavalo de Tróia e Palmeiras empataram em 0 x 0. Na segunda, a Juventus aproveitou-se da total “descontração” do técnico do Cavalo de Tróia e o goleou por 4 x 0, colocando dois pontos à frente do Palmeiras. Este recuperaria o primeiro lugar caso vencesse a Juventus na terceira e última rodada. Mas a Juventus venceu por 2 x 0 e garantiu o primeiro lugar no critério “maior número de pontos acumulados”.
Também tivemos briga na parte de baixo da tabela: Centenário (7º), Camisa 12 (8º) e Triturador (9º) tinham, respectivamente, 24, 24 e 22 pontos acumulados.
Do mesmo modo que a tabela reservou um triangular para decidir quem ganharia o 2º turno, ela também determinou um triangular entre esses técnicos citados para se livrarem da lanterna!
Na primeira rodada, o Triturador (Luiz Cláudio Caruso) venceu o Camisa 12 (Ricardo Motta), por 4 x 0. Veio a segunda rodada e o jogo era Centenário (Tarcízio Dinoá Junior) x Triturador. Num jogo cheio de reviravoltas, o Triturador levou a melhor por 4 x 3. Na última rodada, o Centenário venceu o Camisa 12 por 2 x 1.
A classificação final do 2º turno da Taça Brasília de Futebol de Mesa foi esta:
1º Verdão, 20 pontos ganhos; 2º Juventus, 15; 3º Estrela Solitária, 15; 4º Amigos, 12; 5º Triturador, 10; 6º Palmeiras, 9; 7º Centenário, 8; 8º Cavalo de Tróia, 7 e 9º Camisa 12, 4.

DECISÃO DA TAÇA BRASÍLIA

Acontecerá na próxima terça-feira, dia 5 de outubro.
Um triangular entre Palmeiras (vencedor do 1º turno), Verdão (ganhador do 2º) e Juventus (técnico com o maior número de pontos ganhos nos dois turnos) decidirá quem será o campeão da Taça Brasília 2010.
Desses, apenas Antônio Carlos Almeida já foi campeão da Taça Brasília, nos anos de 1980 e 2000. Caso não dê para o Verdão, teremos um campeão inédito da Taça Brasília.
O primeiro jogo será entre Palmeiras e Verdão. O perdedor desse jogo ou, no caso de empate, o Palmeiras, jogará com a Juventus na segunda rodada. Na terceira e última rodada o jogo Juventus x vencedor do primeiro jogo.

SÉRIE “PRATA”

Na Taça de Prata, matematicamente, somente o Napoli (Roberto Pessoa) não tem mais chances.
Ciranda (Einstein Martins) e Meninos da Vila (Rodrigo Caruso) dependem de si mesmo. No momento, o Ciranda tem melhor saldo de gols que o Meninos da Vila (7 x 4). Vencendo seus dois jogos e mantendo a diferença, será o campeão.
O Meninos da Vila terá que vencer seus dois jogos e marcar uma quantidade de gols que tire a diferença em relação ao Ciranda, caso este também vença seus dois jogos.
O Leão do Norte (Paulo Roberto Holanda) terá que vencer seus dois jogos e torcer para que Ciranda e Meninos da Vila percam seus dois compromissos.
Ainda com remotas chances está o Mengole (Sérgio Motta): deve vencer seus dois jogos, torcer para Ciranda e Meninos da Vila perderem os seus dois, o Leão do Norte perder pelo menos um e marcar o maior número de gols que permita melhorar seu saldo de gols, atualmente negativo em 2.
A última e decisiva rodada acontecerá neste sábado, 2 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário